É instigante imaginar como uma planta respira se ela não tem nariz, não é mesmo? Mas a explicação é bem simples e nós vamos contar para você! Desce a leitura!
O oxigênio é absorvido pelos estômatos, que são pequenos poros que podem ser encontrados nas folhas de todas as árvores, além de outras plantas vasculares, através deles libera dióxido de carbono (CO2) e absorve o oxigênio em torno deles.
Caso a planta necessite liberar mais vapor de água, o estômato abre. Caso contrário, ela precisa conservar, o mesmo fica fechado. Nesse processo, elas controlam a entrada e saída de gases, respondendo mais rapidamente a mudanças de luz, temperatura e umidade que acontecem o dia todo.
Graças aos estômatos que as folhas e plantas podem crescer, eles são bem pequenininhos, mas tem a capacidade de regular a perda CO2 e a entrada de água. Esse processo de liberação de gás, você já ouviu, a famosa fotossíntese, que libera mais oxigênio para o ar.
A respiração é importantíssima para o crescimento do vegetal. O metabolismo da planta é maravilhoso. Funciona em um sincronismo espetacular.
Esse processo só faz o amor pelas plantas crescerem cada vez mais! Nós da Flora Bonin “respiramos” plantas e temos as melhores espécies para deixar seu jardim cheio de vida!! Venha nos visitar!
Escrito por Aline Pacagnelli